INTERNACIONAL | Filme Português de animação premiado nos Estados Unidos.
Mais uma prova de que em Portugal temos grandes mais-valias humanas que conseguem competir com os melhores a nível mundial, mesmo por vezes não tendo as mesmas condições de trabalho que outros profissionais de outros países.
Desta feita, foi um filme português de animação, intitulado "Até ao tecto do mundo" (To the top of the world), produzido na íntegra no estúdio de animação do Cine-Clube de Avanca.
Esta primeira longa-metragem de animação do cinema português, foi desenvolvida com o apoio da Universidade de Aveiro, tendo o seu contexto inovador tecnológico, lhe servido de objecto de investigação para o seu Departamento de Comunicação e Arte.
São já os vários prémios arrebatados em vários países por esta película, destacando-se de entre eles, o Profissional Animation Golden Lion Award no 12º George Lindsey UNA Film Festival, um evento que integra o Top 20 dos maiores eventos do sudeste norte-americano, e com o Aloha Accolade Award no Honolulu International Film Festival.
São autores deste filme, António Costa Valente, Vítor Lopes e Carlos Silva.
Depois de premiados em Festivais na Carolina do Norte e na Califórnia nos E.U.A., e em Vancouver no Canadá, da Flórida (E.U.A.) e Chipre podem sair os próximos prémios, para em seguida seguir para África.