INTERNACIONAL | Obesidade na adolescência...
... é tão prejudicial como o tabaco.
É este o resultado de um estudo efectuado pelo Instituto Karoslinka da Suécia.
"Após uma pesquisa efectuada através de exames médicos obrigatórios a 46.000 homens que se alistaram no serviço militar quando tinham idades compreendidas entre os 16 e 19 anos, o seu estudo permitiu concluir que a obesidade na adolescência aumenta o risco de morte prematura. Como reforço ao mesmo, foram equiparados jovens com peso normal e que fumavam mais de dez cigarros por dia e jovens não fumadores mas obesos.
Os Índices de Massa Corporal (I.M.C.) e os hábitos de fumar foram anotados, tendo sido acompanhados numa média de cerca de 38 anos. Durante este período, 2.897 deles morreram.
Os mesmos cientistas concluiram ainda que os jovens fumadores obesos correm cinco vezes mais riscos de morrerem prematuramente na idade adulta do que os não fumadores com peso normal.
O mesmo estudo, também provou que os jovens obesos dobram a hipótese de morte permatura em relação aos jovens com peso normal."
A prática de exercício físico regular e uma aproximação ao tipo de alimentação correcta são factores importantes para diminuir tais riscos.
E os pais deverão estar atentos a este tipo de carências, ainda mais nos dias de hoje, quando a televisão e os computadores são os amigos e inimigos Nº1 das crianças.
Como tal, uma prevenção correcta deverá logo partir desde o berço!
Fonte via British Medical Journal