Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

OHpositivo

Oliveira do Hospital... no sopé da Serra da Estrela!

OHpositivo

Oliveira do Hospital... no sopé da Serra da Estrela!

Ainda há pastores?...

23.03.07, OHpositivo - Nuno Oliveira

... Em plena Serra da Estrela, numa das mais belas paisagens naturais do nosso país, vive o Hermínio.

Foi com grande curiosidade e atenção que vi o filme e documentário "Ainda há pastores?". Simplesmente, após o visionar,  fiquei maravilhado pela pureza das suas paisagens e das suas reais personagens.

Comportando, também ele, o recente documentário "Rosa Brava" exibido pela SIC, da autoria de Jorge Pelicano, e depois de se ter estreado no Cine Eco na nossa vizinha cidade de Seia, é sem dúvida uma amostra de uma realidade firme dos nossos tempos.

Desde a "Rosa Brava", culminando no "verdadeiro" Hermínio, pude constatar toda uma simplicidade, ingenuidade, pureza que me tornou num ser existente ainda mais sensível.

Com o Hermínio consegui chocar sentimentos: sorri e chorei.

Perante os caminhos duros da Serra da Estrela, Hermínio percorre durante todo o ano os seus trilhos pastorícios sempre acompanhado do seu inseparável rebanho de ovelhas.

Um leitor de música e um telemóvel disfarçam os seus monólogos.

A noite leva-o ainda mais à solidão. Mas, a esperança de um novo e melhor dia, alimenta a sua vivência e sobrevivênvia.

É este o  verdadeiro pastor pelo qual fiquei a nutrir um especial carinho. Fã incondicionável do Quim Barreiros, até às "meninas" gosta de ir, fuma em jejum e não abdica do seu "tintol".

Ele é a personalidade do momento. As suas expressões tornaram-se marcantes, não só para mim. Pelo menos, também para um grupo de amigos meus. Desde o Marco, o Carlos Veloso, o João Mário até ao Beto, todos nós já vimos e revimos este filme.

O seu sucesso,  fez também com que o jornal Correio da Beira Serra, publicasse na sua última edição uma entrevista de Raquel Vieira com o jornalista Jorge Pelicano, realizador deste filme. 

Se ainda não viu "Ainda há pastores?", recomendo que o faça.

Afinal, ainda há pastores.

 

"Este fã do Quim Barreiros,

Gosta de "meninas" sem desígnio.

Fuma, bebe uns "martelos" dos verdadeiros.

Ele é o pastor da serra, ele é o Hermínio."