Decorreram ontem as Marchas Populares de Oliveira do Hospital.
No âmbito da Semana Popular de Oliveira do Hospital, decorreu ontem no Largo Ribeiro do Amaral, o desfile e concurso das Marchas Populares desta cidade.
Cerca de três mil pessoas assistiram ao vivo a este evento, no qual desfilaram as seguintes Marchas: Marcha de Avô, Marcha da Bobadela, Marcha de Galizes, Marcha de Lagares da Beira (Associação), Marcha de Lagares da Beira (Rancho), Marcha de Nogueira do Cravo, Marcha de Santa Ovaia. Extra concurso desfilaram, ainda: a Marcha Infantil da Bobadela e a Marcha Infantil do Seixo da Beira.
Venceu o concurso deste ano a Marcha de Avô que, sem dúvida, se apresentou como a mais imponente, e deixem-me dizer, a mais "medieval". Excelente toda a sua orgânica, desde os trajes, passando pela coreografia até às alternâncias musicais, tudo foi magnífico de ver e ouvir.
Em segundo lugar classificou-se a Marcha de Santa Ovaia. Outra Marcha que esteve excepcional. Gostei muito. Então a coreografia, estava magnífica.
No terceiro lugar, ficou a Marcha de Nogueira do Cravo, onde a voz dos arguinas soou bem alto.
As restantes Marchas, também elas com uma apresentação de grande qualidade aquando da sua intervenção, classificaram-se no quarto lugar.
Sem dúvida que fiquei maravilhado com o rigor com que todas as Marchas, a nível geral, se apresentaram e desfilaram.
Parabéns a todos os intervenientes, pelo magnífico serviço cultural prestado em prol das suas Colectividades, Freguesias e Concelho. Todos vós sairam deste evento vencedores.
Para o ano que ainda seja melhor.
Remato este "post" com a seguinte opinião: As Marchas devem continuar a realizarem-se na rua, porque foi na rua que elas nasceram. O que deve ser melhorado, aí sim, serão as condições de visibilidade para que assim, todos que a elas queiram assistir, as possam ver convenientemente, assim como, as Marchas possam sentir o apoio vindo do público.
Tudo isto, reflecte um sinal positivo do impacto que estas começam a ter por todo o Concelho. Hajam mais Freguesias com novas Marchas a participar, num futuro próximo.
E venha daí um "Marchódromo Popular"...!