Rotary Club de Oliveira do Hospital comemorou 13º aniversário.
No âmbito do seu 13º aniversário, o Rotary Club de Oliveira do Hospital realizou hoje, dia 20 de Junho, um jantar comemorativo para o efeito, o qual contou com a presença de vários rotários e outros convidados, salientando-se de entre eles, para a presença do Governador do Distrito 1970, Álvaro Gomes.
Durante esta sessão, deram entrada dois novos membros no Rotary Club de Oliveira do Hospital. Foram eles Artur Francisco (Engenheiro Técnico Civil) e Fernando Tavares Pereira (Empresário).
Artur Abreu, Presidente do Rotary Club de Oliveira do Hospital, desejou-lhes as boas-vindas, esperando que os mesmos em conjunto com os restantes rotarianos, continuem a conseguir desenvolver novos projectos e a colocá-los em prática, em prol daqueles que mais precisam.
Já o Governador do Distrito 1970, em cessão de exercício, agradeceu toda a ajuda que todos os Clubes deram ao longo deste seu ano de presidência, lembrando a todos os rotários presentes que estes são cidadãos do mundo e, como tal, a sua ajuda deve ser generalizada. Por fim, agradeceu e deu os parabéns antecipados a Artur Abreu pelo seu trabalho desenvolvido pois, também o mesmo se prepara para transmitir tarefas a Nuno Gomes, próximo Presidente do Rotary Club local..
Foram hoje, também, entregues os diplomas aos patrocinadores que em conjunto com esta Instituição colaboraram em mais uma acção social: a de proporcionar Bolsas de Estudo a sete estudantes do ensino secundário e superior, pertencentes a famílias carenciadas deste Concelho. Assim receberam este agradecimento público: Drª. Maria Antónia e Dr. Rui Monteiro, ambos a título particular Sodiveira, Fundação Aurélio Amaro Diniz e Crédito Agrícola de Oliveira do Hospital, empresa e instituições, e por fim, Fundação Rotária, esta apoiando dois alunos.
O que é Rotary?
Rotary é uma organização internacional de profissionais e pessoas de negócios, líderes em suas áreas de atuação, que prestam serviços humanitários, fomentam elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo. Cerca de 1,2 milhão de rotarianos pertence a mais de 31.000 Rotary Clubs em 168 nações. Rotary é entidade humanitária apolítica e sem vínculos religiosos, fundada em 1905.O quadro social de todo Rotary Club representa corte transversal da respectiva comunidade. No mundo inteiro, Rotary Clubs reúnem-se semanalmente, sem vínculos políticos ou religiosos, estando abertos a todas as culturas, raças e credos.
A Fundação Rotária do Rotary International é entidade sem fins lucrativos que promove a compreensão mundial por meio de programas internacionais de prestação de serviços humanitários e intercâmbios educacionais e culturais. A Fundação é sustentada somente pelas contribuições espontâneas de rotarianos e daqueles que compartilham o ideal de um mundo melhor. Desde 1947, a Fundação já outorgou mais de US$1,1 bilhão para projetos humanitários e educacionais, os quais são implementados e administrados localmente por Rotary Clubs e Distritos.
O lema "Dar de Si Antes de Pensar em Si" reflete o principal objetivo do Rotary na comunidade, no local de trabalho e no mundo. Rotarianos desenvolvem projetos comunitários de prestação de serviços com o intuito de aliviar as carências mais graves. Além disso, apaiam a profissionalização; programas para jovens; oportunidades educacionais e intercâmbios no exterior para estudantes, professores e outros profissionais. Algumas das áreas de atuação do Rotary são:
Erradicação da pólio: Em 1985, rotarianos resolveram lutar por um mundo livre da pólio. A campanha pela erradicação dessa doença tornou-se, em um prazo de 20 anos, o maior apoio do setor privado a uma iniciativa global de saúde.- Rotary já doou US$500 milhões e incontáveis horas de trabalho voluntário para ajudar na imunização de quase dois bilhões de crianças no mundo.- Actualmente, existem apenas algumas centenas de casos de pólio, o que representa uma redução de 99,8% desde 1988, quando a doença paralisava mais de 350.000 crianças por ano;
Educação internacional: Rotary é a maior fonte de recursos privados a patrocinar bolsas de estudos. A cada ano, cerca de 1.000 universitários recebem bolsas para estudar no exterior. Rotary Club's promovem também programas de intercâmbio voltados a alunos do segundo grau, enviando ao exterior cerca de 8.000 estudantes por períodos de três meses a um ano;
Paz: Com o objetivo de educar futuros embaixadores e emissários da paz, foram recentemente criados os Centros Rotary de Estudos Internacionais na área de paz e resolução de conflitos em sete universidades de renome. O programa proporciona educação em nível de mestrado na área de resolução de conflitos a setenta bolsistas por ano;
Alfabetização: Rotary Club's estão engajados internacionalmente na luta contra o analfabetismo. Destaca-se, como exemplo, um projeto na Tailândia que reduziu consideravelmente o nível de reprovação escolar e foi adotado nacionalmente pelo governo do país.