Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

OHpositivo

Oliveira do Hospital... no sopé da Serra da Estrela!

OHpositivo

Oliveira do Hospital... no sopé da Serra da Estrela!

Resultados do Fim-de-Semana Desportivo.

09.06.07, OHpositivo - Nuno Oliveira

BASQUETEBOL – O Tri-Campeão Sampaense Basket, está na quarta final consecutiva da Campeonato Nacional da Proliga.

- O Sampaense Basket ao vencer ontem, no quinto e decisivo encontro das Meias-Finais, o Illiabum por 86-70, qualificou-se pelo quarto ano consecutivo para a Final do Campeonato Nacional da Proliga.

A turma de São Paio de Gramaços irá, assim, na final, defrontar o Vitória de Guimarães, numa eliminatória, também ela, à maior de cinco jogos. A mesma tem já início no próximo fim-de-semana, com o Sampaense Basket a deslocar-se a Guimarães no Sábado (16) e Domingo (17).

Destaque-se neste jogo, para a presença de várias personalidades públicas do basquetebol nacional e de outras entidades locais. Saliente-se de entre eles, para a presença de Fernando Sá, antigo jogador internacional português e actual treinador do Vitória de Guimarães, que, como é natural, deslocou-se ao Pavilhão Serafim Marques para tirar apontamentos sobre o seu próximo adversário. Marcaram ainda presença, Alberto Babo (treinador do F.C.Porto), Carlos Barroca (comentarista televisivo e pai de Miguel Barroca, atleta do Sampaense Basket), Carlos Portugal (Seleccionador Nacional Feminino e pai de Frederico Portugal, atleta do Sampaense Basket).

Crónica do jogo:

"Exibição poderosa afasta Illiabum da final".

Sampaense: 86

Frederico Portugal, Miguel Barroca (17), Vasco Azenha, Dário Mourato, Filipe Matos, Melvin Roberts (31), Carlo White (21), Cláudio Figueiredo, David Silva (8), Pedro Silva (5), Vítor Farinha (4), Nuno Soares.

Illiabum: 70

Pedro Oliveira, Angelo Baptista (6), Alexandre Pires (4), Marco Magalhães (12), Pedro Valente, Rodrigo Matos, Juan Alijas(2), Pedro Coelho (2), Pedro Pinho (22), Raymond Strickland, Nelson Sousa, Michael Jones (22).

Foi talvez na maior enchente registada, que o pavilhão Serafim Marques recebeu o quinto jogo da meia-final da Proliga entre o Sampaense e o Illiabum Com as bancadas completamente preenchidas, já muito tempo antes do jogo se fazia a festa. O público presente criou um ambiente magnífico para a prática da modalidade e honrou esta competição com um apoio incondicional às suas equipas.

Ambos os conjuntos sabiam que a vitória era a única forma de defrontar o Vitória de Guimarães nos jogos da final que se iniciam já na próxima semana.

O jogo inicia-se a um bom ritmo e com as emoções todas bem próximo do limite. Neste primeiro período o marcador não teve um dono certo, uma vez que as trocas de líder pontual foram constantes entre as duas equipas. Estiveram melhor os homens de Ílhavo que conseguiram controlar nas tabelas quase todos os ressaltos e levaram os beirões a mostrar algum nervosismo na zona defensiva. Os primeiros 10 minutos terminaram com o resultado favorável ao Illiabum de 16-19.

O segundo período foi mais equilibrado. Os jogadores do Sampaense recuperaram alguma da solidez defensiva e os seus postes começaram a facturar nas tabelas. O jogo exterior que normalmente é a arma do Illiabum acabou por ser também a forma como a equipa da casa combateu a boa postura defensiva dos visitantes. O jogo vai para intervalo com o resultado de 35-33 e os ânimos estavam ao rubro.

O terceiro período foi determinante para o desfecho da partida. Aproveitando o fraco jogo exterior da equipa de Ílhavo e alguma desorganização colectiva, o Sampaense abriu o livro e deu uma lição de como jogar basquetebol ao mais alto nível. Com a sua dupla de americanos muito concentrada, as bancadas puderam desfrutar de um Melvin Roberts demolidor que, numa sequência de tiros exteriores, acabou por dar uma vantagem confortável aos tri-campeões. O jogo vai para os últimos 10 minutos com o resultado de 63-46 que mostram os bons índices anímicos do colectivo da casa.

No último período o Sampaense só necessitava de gerir a vantagem, mas mesmo assim não foi um jogo linear. Talvez demasiado confiantes pela vantagem conseguida no período anterior, os homens da casa permitiram um grande número de “turn-overs”, o que possibilitou ao Illiabum recuperar pontos no marcador, mas mesmo assim não foi suficiente. Os campeões em título puxaram novamente dos seus galões e controlaram o jogo até final. Se a concentração tivesse sido total durante este último período o Illiabum poderia ter saído de S. Paio com uma derrota histórica, mas tudo correu pelo melhor e a equipa de Ílhavo mostrou grande dignidade e profissionalismo.

O jogo terminou com o resultado final de 86-70 e permitiu ao Sampaense estar pelo quarto ano consecutivo na final da Proliga, o que é só por si um feito notável desta equipa do interior do nosso país.

O MVP da partida foi Melvin Roberts com 31 pontos e 6 ressaltos. Também em destaque estiveram Carlo White com 21 pontos e 7 ressaltos e Miguel Barroca com 17 pontos e 5 ressaltos.

Na equipa do Illiabum destacaram-se Pedro Pinho e Michael Jones com 22 pontos e Marco Magalhães com 12 pontos.

Crónica do jogo de Pedro Nuno via Sampaense Basket

 

HÓQUEI EM PATINS – Os nossos Campeões Nacionais vencem a 2ª fase do Campeonato Nacional de Infantis - Zona Norte.

- Este Sábado, o Futebol Clube Oliveira do Hospital recebeu e venceu por 4-2, mais uma vez esta época, o Futebol Clube do Porto, num encontro a contar para a penúltima jornada da segunda fase do Campeonato Nacional de Infantis - Zona Norte.

Depois de já terem garantido o apuramento para a Final-Four, assim como o seu adversário, os nossos Campeões Nacionais procuravam neste encontro destronar a equipa forasteira do primeiro lugar. O objectivo foi alcançado num jogo equilibrado mas, em que o F.C.O.H. soube controlar de princípio ao fim.

Relembre-se que, a Final-Four irá realizar-se nos próximos dias 22, 23 e 24 de Junho no Pavilhão Municipal de Vila Nova de Famalicão, contemplando além do Futebol Clube de Oliveira do Hospital, o Futebol Clube do Porto, o Sporting Clube de Portugal e o Clube Desportivo de Paço d'Arcos. Sem dúvida que se encontrarão aqui, a actual elite das escolas de formação em Portugal.

Extra competição, conheça a "Academia de Verão Pedro Alves", antigo  internacional português, em: http://fotos.sapo.pt/ohpositivo/pic/000ede75