Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

OHpositivo

Oliveira do Hospital... no sopé da Serra da Estrela!

OHpositivo

Oliveira do Hospital... no sopé da Serra da Estrela!

Interrupção Voluntária da Gravidez

23.01.07, OHpositivo - Nuno Oliveira

Dia 11 de Fevereiro, eu voto “Sim”.

Porquê? Porque em minha opinião, e acima de tudo, a mulher tem de ser respeitada e tratada como um verdadeiro ser humano que é, possuidora de capacidades próprias que lhe permitem tomar decisões de uma forma coerente, zelando assim pelo que acha ser melhor para si mediante determinadas circunstâncias. O decidir abortar pode ser uma delas e, como tal, ninguém mais do que ela para assumir e justificar tal acto, já por si tão díficil de tomar e enfrentar.

Vários são os factores que podem influenciar tal decisão, entre eles, os genéticos, os económicos, os familiares, os sociais e os culturais. Mas, sejam eles quais forem, nenhum lhe irá “apagar” os danos físicos e/ou psicológicos que lhe hão-de advir após tal acto caso consumado.

Perante isto, penso que o “Não” nunca será uma alternativa ao “Sim” mas, apenas o arrastar de um "negócio clandestino", esse sim, ilegal a todos os níveis, que pode conduzir à prisão, todos aqueles que perante o mesmo forem apanhados.

Estejamos atentos a estes dois meros exemplos: uma violação que posteriormente provoca uma gravidez; uma criança, menor de idade, que engravida após um acto sexual normal. Sejamos realistas: se isto lhe acontecesse a você ou a uma filha sua, que opinião teria ou que decisão tomaria num caso destes? Em ambos os casos aceitaria a gravidez? Será que muitas das vezes é melhor esperarmos pelo que nos possa acontecer, seja de forma directa ou indirecta, para que só aí nos apercebamos do quanto podemos estar enganados?

A lei a favor do "Sim" não obriga niguém a fazer abortos mas, respeita e apoia a liberdade de decisão de cada um, zelando ao mesmo tempo pela saúde pública. Sendo assim e para mim, esta é a alternativa mais credível.

Eu voto "Sim".

5 comentários

Comentar post