INTERNACIONAL | Biblioteca Digital Mundial aberta a partir de hoje ao público
Está a partir de hoje oficialmente disponível ao público gratuitamente via on-line, a tão aguardada Biblioteca Digital Mundial.
A infra-estrutura é uma iniciativa da UNESCO, em parceria com outras 32 entidades, e tem como meta facilitar o acesso aos grandes tesouros culturais detidos pelas principais bibliotecas internacionais, assim como o desenvolvimento e conhecimento intercultural.
Todos os acessos à biblioteca serão gratuitos, uma estratégia que tem como meta potenciar a utilização da plataforma, que segundo Abdelaziz Abid, coordenador do projecto, funcionará como um “complemento da escola”, assim como a adopção das tecnologias digitais. A nova biblioteca destina-se a todos os tipo de utilizadores mas é junto dos professores e estudantes que a plataforma promete ter mais sucesso, espera a organização do projecto.
Apesar de contar com documentação de todo o mundo e em diversos idiomas, a Biblioteca Digital Mundial oferecerá apenas funções de busca e navegação em sete línguas – inglês, chinês, espanhol, francês, português e russo.
Entre os países que mais contribuíram para o espólio da biblioteca, destacam-se a Arábia Saudita, Brasil, China, Egipto, EUA, França, Japão, Reino Unido e Rússia.
De destacar é o facto de o projecto ter facilitado a colaboração de países como Marrocos, Uganda, Qatar, México e Eslováquia que, segundo a organização “pretendem ver como o projecto funciona para, no futuro, criarem bibliotecas digitais próprias”.
O lançamento da iniciativa decorre na sede parisiense da UNESCO e contará com o director-geral da organização, o japonês Koichiro Matsuura, assim como com o director da Biblioteca do Congresso norte-americano, James H. Billington.
Visite a Biblioteca Digital Mundial, clicando aqui.