Oliveira do Hospital... no sopé da Serra da Estrela!
07
Abr 09
publicado por OHpositivo - Nuno Oliveira, às 00:00LINK DO POST | COMENTAR

Está já disponível na internet o sítio oficial das Aldeias Históricas de Portugal.

Com um conjunto de informações bastante completo, o qual disponibiliza de entre outros dados: os factores históricos e patrimoniais das doze aldeias, as suas ofertas em termos de alojamentos, restauração e espaços culturais, acima de tudo pretende este espaço de navegação, incentivar os turistas a visitarem estas aldeias típicas de Portugal.

 

 

O Programa de Aldeias Históricas de Portugal foi criado no âmbito do II Quadro Comunitário de Apoio (1994-1999) e aprofundado durante o quadro seguinte (2000-2006), tendo sido restauradas as 12 aldeias na Beira Interior.

A autarquia da Mêda foi a promotora do site, cuja gestão ficará entregue à Associação de Desenvolvimento Turístico das Aldeias Históricas de Portugal, constituída em 2007.

Fazem parte do programa e da associação: Almeida, Belmonte, Castelo Novo, Castelo Mendo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso.

Segundo o site, as intervenções concretizadas nas 12 aldeias e apoiadas pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) ascenderam os 44 milhões de euros.

O número de visitantes nas Aldeias Históricas aumentou de 234 mil no ano de 2005 para 355 mil visitantes em 2008, cabendo aos visitantes estrangeiros a fatia de cerca de 25 por cento das visitas.

Entretanto, as obras da futura sede da Associação das Aldeias Históricas - actualmente no edifício do Arquivo Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo - estão já concluídas na antiga escola primária de Castelo Rodrigo.

A Associação de Desenvolvimento Turístico das Aldeias Históricas de Portugal é presidida pelo Município de Arganil.

Entretanto, no âmbito da candidatura ao PROVERE - Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos, foi apresentado pela Associação o programa de acção “Aldeias Históricas e Judaísmo, Heranças Culturais Beira Interior”, que aguarda aprovação.

Para visitar as Aldeias Históricas de Portugal, clique aqui.

Foto via Luís Lopes

 


Por um Concelho melhor!

Saiba mais, clique AQUI.





Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





pesquisar neste blog
 
links