Oliveira do Hospital... no sopé da Serra da Estrela!
26
Mai 09
publicado por OHpositivo - Nuno Oliveira, às 00:01LINK DO POST | COMENTAR

Várias são as cidades em Portugal que aderiram a esta comemoração.

Infelizmente, por Oliveira do Hospital o tempo não parece estar para boas vizinhanças... As eleições estão à porta e por cá, há quem confunda as coisas.

 

Dia Europeu dos Vizinhos – A Festa dos Vizinhos” é uma ocasião para reencontrar os seus vizinhos e desenvolver laços de amizade. A agitação da vida urbana hoje em dia fomenta o individualismo, o isolamento e a indiferença por aqueles que mais próximo de nós residem. Não conhecemos os nossos vizinhos, e não estimulamos as relações interpessoais. Algo tem de mudar! Convidar os vizinhos para beber um copo ou partilhar uma refeição pode não resolver os problemas sociais, mas este simples gesto pode ser um princípio. Conhecer os vizinhos ajuda à coesão social, a uma melhor vida em conjunto e cria novos laços de solidariedade entre as pessoas.

O Dia Europeu dos Vizinhos tem lugar na última terça-feira do mês de Maio e visa combater a apatia permitindo o convívio. É uma grande oportunidade para as cidades e as associações de habitação social mobilizarem os habitantes, criando um espaço de encontro e de socialização. De seguida, caberá a cada cidadão organizar a sua própria festa, participando activamente.

A festa europeia dos vizinhos também oferece a possibilidade de reforçar os laços entre as cidades europeias, como geminações, ou através da nossa rede de parceiros. Na verdade, as trocas entre cidadãos europeus permite às cidades e associações de habitação social partilharem as suas experiência e boas praticas no que diz respeito à solidariedade entre vizinhos. Proporciona um sentimento de pertença comum e permite forjar uma identidade europeia baseada no convívio e na solidariedade.

Juntar os seus vizinhos numa mesa, entre as 20h e a 22h, no dia 26 de Maio de 2009 e aproximarem-se, é a palavra de ordem.

A edição de 2009 pretende em Portugal aumentar o número de municípios aderentes e com isso aumentar o número de cidadãos envolvidos no evento".

Dez dicas para festejar o Dia dos Vizinhos (clique)

 


Visinhos ao pé da porta
Quando não sejam leais
Bom dia uma vez por dia
Já é converça de mais.

ALA Poemas
Voz do Goulinho
António Assunção
ANTONIO ASSUNÇÃO a 26 de Maio de 2009 às 16:50

Maio 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10

23




pesquisar neste blog
 

OH+

IMPRENSA LOCAL




links