Oliveira do Hospital... no sopé da Serra da Estrela!
20
Mai 09
publicado por OHpositivo - Nuno Oliveira, às 18:45LINK DO POST | COMENTAR

O cancro pode induzir directamente comportamentos depressivos, de acordo com uma investigação publicada na revista científica "Proceedings of the National Academy of Sciences" (P.N.A.S.).

Apesar de já se saber que problemas relacionados com o humor costumam afectar doentes de cancro, permanecia incerto como cada factor - o choque do diagnóstico da doença, os efeitos adversos da quimioterapia e a acção biológica do próprio tumor - contribuía para o quadro depressivo.

O estudo na "P.N.A.S." apresenta a primeira associação directa entre a bioquímica das células cancerígenas e os transtornos emocionais. Cientistas da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, mostraram que ratos de laboratório com cancro da mama induzido apresentavam comportamentos depressivos mesmo quando não tinham sintomas derivados do tumor.

Os investigadores examinaram as cobaias e identificaram uma alta concentração de citocinas pró-inflamatórias - substâncias segregadas pelas próprias células com fim imunológico - na corrente sanguínea e no hipocampo - região do cérebro relacionada com a memória e a afectividade. Estudos anteriores já mostravam o papel das citocinas em quadros depressivos durante infecções. O novo trabalho provou que um processo semelhante ocorre durante o cancro.

Info SL

 


Maio 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10

23




pesquisar neste blog
 

OH+

IMPRENSA LOCAL




links