Oliveira do Hospital... no sopé da Serra da Estrela!
28
Abr 09
publicado por OHpositivo - Nuno Oliveira, às 00:00LINK DO POST | COMENTAR

Vacine-se contra Infecções por Papilomavírus humano (HPV) na sua Farmácia” é a nova campanha das Farmácias Portuguesas.

A campanha começou esta Segunda-feira e estende-se até 2 de Maio, sendo dirigida em particular às mulheres entre os 19 e os 26 anos, não abrangidas pelo Plano Nacional de Vacinação (P.N.V.).

A iniciativa tem por objectivo principal contribuir para a prevenção de infecções por Papilomavírus humano (H.P.V.) e para a luta contra o cancro do colo do útero.

Dado que a campanha visa informar sobre as formas de prevenção do cancro do colo do útero e os riscos da infecção por H.P.V., os farmacêuticos vão explicar às mulheres os benefícios da vacinação, entregar documentação de apoio e aconselhar a consulta médica para a eventual prescrição da vacina.

O serviço de vacinação nas farmácias, disponível nas farmácias aderentes, é prestado por profissionais legalmente habilitados, e apenas para vacinas não incluídas no P.N.V.

O Papilomavírus humano é responsável por uma das infecções sexualmente transmissíveis mais comuns a nível mundial, associada ao desenvolvimento do cancro do colo do útero, o segundo tipo de cancro mais frequente nas mulheres em todo o mundo. A infecção por H.P.V. é frequente nas mulheres mais jovens, no início da actividade sexual.

No âmbito do P.N.V., a vacina contra infecções por H.P.V. é administrada, por rotina, às raparigas que completam 13 anos no respectivo ano civil. Esta vacinação de rotina será acompanhada até 2011 por uma repescagem das raparigas que completem 17 anos, iniciando-se em 2009 com as raparigas nascidas em 1992. As jovens que não se vacinem no ano recomendado para si podem, ainda, iniciar o esquema até aos 18 anos de idade, inclusive.

Na farmácia, esta vacina pode ser dispensada e administrada a mulheres não abrangidas pelo P.N.V., ou seja, mulheres com 19 ou mais anos, desde que apresentem uma prescrição médica. Excepção para as jovens que completam 18 anos de idade em 2009 (nascidas em 1991) que, por não estarem abrangidas pelo P.N.V., podem também ser vacinadas na farmácia. Actualmente a vacina está indicada para mulheres até os 26 anos.

Info via SL

 


Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





pesquisar neste blog
 

OH+

IMPRENSA LOCAL




links