Oliveira do Hospital... no sopé da Serra da Estrela!
21
Abr 09
publicado por OHpositivo - Nuno Oliveira, às 00:00LINK DO POST | COMENTAR

Está a partir de hoje oficialmente disponível ao público gratuitamente via on-line, a tão aguardada Biblioteca Digital Mundial.

A infra-estrutura é uma iniciativa da UNESCO, em parceria com outras 32 entidades, e tem como meta facilitar o acesso aos grandes tesouros culturais detidos pelas principais bibliotecas internacionais, assim como o desenvolvimento e conhecimento intercultural.

Todos os acessos à biblioteca serão gratuitos, uma estratégia que tem como meta potenciar a utilização da plataforma, que segundo Abdelaziz Abid, coordenador do projecto, funcionará como um “complemento da escola”, assim como a adopção das tecnologias digitais. A nova biblioteca destina-se a todos os tipo de utilizadores mas é junto dos professores e estudantes que a plataforma promete ter mais sucesso, espera a organização do projecto.

 

 

Apesar de contar com documentação de todo o mundo e em diversos idiomas, a Biblioteca Digital Mundial oferecerá apenas funções de busca e navegação em sete línguas – inglês, chinês, espanhol, francês, português e russo.

Entre os países que mais contribuíram para o espólio da biblioteca, destacam-se a Arábia Saudita, Brasil, China, Egipto, EUA, França, Japão, Reino Unido e Rússia.

De destacar é o facto de o projecto ter facilitado a colaboração de países como Marrocos, Uganda, Qatar, México e Eslováquia que, segundo a organização “pretendem ver como o projecto funciona para, no futuro, criarem bibliotecas digitais próprias”.

O lançamento da iniciativa decorre na sede parisiense da UNESCO e contará com o director-geral da organização, o japonês Koichiro Matsuura, assim como com o director da Biblioteca do Congresso norte-americano, James H. Billington.

Visite a Biblioteca Digital Mundial, clicando aqui.

 


Muito bom este artigo :)
Lena Berardo a 21 de Abril de 2009 às 09:12

Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





pesquisar neste blog
 

OH+

IMPRENSA LOCAL




links