Oliveira do Hospital... no sopé da Serra da Estrela!
07
Abr 09
publicado por OHpositivo - Nuno Oliveira, às 00:00LINK DO POST | COMENTAR

Está já disponível na internet o sítio oficial das Aldeias Históricas de Portugal.

Com um conjunto de informações bastante completo, o qual disponibiliza de entre outros dados: os factores históricos e patrimoniais das doze aldeias, as suas ofertas em termos de alojamentos, restauração e espaços culturais, acima de tudo pretende este espaço de navegação, incentivar os turistas a visitarem estas aldeias típicas de Portugal.

 

 

O Programa de Aldeias Históricas de Portugal foi criado no âmbito do II Quadro Comunitário de Apoio (1994-1999) e aprofundado durante o quadro seguinte (2000-2006), tendo sido restauradas as 12 aldeias na Beira Interior.

A autarquia da Mêda foi a promotora do site, cuja gestão ficará entregue à Associação de Desenvolvimento Turístico das Aldeias Históricas de Portugal, constituída em 2007.

Fazem parte do programa e da associação: Almeida, Belmonte, Castelo Novo, Castelo Mendo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso.

Segundo o site, as intervenções concretizadas nas 12 aldeias e apoiadas pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) ascenderam os 44 milhões de euros.

O número de visitantes nas Aldeias Históricas aumentou de 234 mil no ano de 2005 para 355 mil visitantes em 2008, cabendo aos visitantes estrangeiros a fatia de cerca de 25 por cento das visitas.

Entretanto, as obras da futura sede da Associação das Aldeias Históricas - actualmente no edifício do Arquivo Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo - estão já concluídas na antiga escola primária de Castelo Rodrigo.

A Associação de Desenvolvimento Turístico das Aldeias Históricas de Portugal é presidida pelo Município de Arganil.

Entretanto, no âmbito da candidatura ao PROVERE - Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos, foi apresentado pela Associação o programa de acção “Aldeias Históricas e Judaísmo, Heranças Culturais Beira Interior”, que aguarda aprovação.

Para visitar as Aldeias Históricas de Portugal, clique aqui.

Foto via Luís Lopes

 


Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





pesquisar neste blog
 

OH+

IMPRENSA LOCAL




links