Oliveira do Hospital... no sopé da Serra da Estrela!
22
Mar 09
publicado por OHpositivo - Nuno Oliveira, às 15:20LINK DO POST | COMENTAR

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital comemorou ontem, 21 de Março, 87 anos de vida (1922-2009).

Hoje, várias foram as iniciativas levadas a efeito de forma a assinalar o seu aniversário. De entre outras salientam-se as seguintes: o hastear das bandeiras, a romagem aos cemitérios, a celebração de uma missa em homenagem aos bombeiros já falecidos, as condecorações e promoções  de bombeiros e o desfile.

O Prémio "Manuel Gouveia Serra" instituído em memória do falecido Comandante pelo Município de Oliveira do Hospital, o qual homenageia o "Bombeiro do Ano", foi neste aniversário atribuído ao bombeiro António Madeira.

Também, duas novas viaturas foram abençoadas e apresentadas à população em geral. De entre elas, saliente-se o novo autocarro tanto ambicionado pela sua Fanfarra. O outro novo veículo, que teve como padrinho o Adjunto de Comando Paulo Sousa, é um V.C.O.T. (Veículo de Comando Operacional Táctico). 

Estas comemorações contaram com a presença de várias entidades públicas locais, distritais e nacionais, convidadas para o efeito.

Parabéns à A.H.B.V.O.H.

 

Diz-nos a História que:

"... a Associação dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital (A.B.V.O.H.) nasce justamente sob o pavor das chamas.

Num dia que os mais velhos ainda guardam na memória, dezenas de populares, praticamente impotentes, assistem à deflagração de um incêndio de grandes proporções em pleno centro da vila. As chamas alastram violentamente e o edifício que albergava uma «Casa de Hóspedes» é completamente reduzido a escombros.

Mas graças ao empenhamento de verdadeiros bombeiros sem farda consegue-se, com recurso a incontáveis cântaros de água, evitar uma tragédia de maiores dimensões. O fogo devasta a pensão de Maria da Glória da Costa Barata, mas impede-se a sua propagação a outros edifícios vizinhos, nomeadamente ao local onde se encontra instalada uma farmácia de Fausto Soares.

Contudo, foi a partir desse trágico dia que alguns dos responsáveis pelos destinos do concelho perceberam que era urgente dotar Oliveira do Hospital com uma Corporação de Bombeiros. Dão-se os primeiros passos nesse sentido. Foi então que Fausto Soares, na altura o presidente da Câmara Municipal, e Aguilar Teixeira da Costa, encabeçam o movimento que vai dar origem à sua criação.

Tudo isto acontece em 1922, data em que Aguilar Teixeira da Costa, é eleito desde logo como 1º comandante do corpo activo, e começa a recrutar os primeiros bombeiros. O primeiro registo, está datado de 10 de Outubro desse mesmo ano. E o primeiro bombeiro é António Sebastião Madeira, um marceneiro de 31 anos a quem é entregue, entre outros equipamentos, ''uma farda em cotim militar, um capacete com cordão, um cinto com machada e um apito com cordão''.

Quatro anos mais tarde, a 21 de Março de 1926, toma posse no Salão das Sessões da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital a primeira direcção. E Aguilar Teixeira da Costa, mandatado pelo presidente Fausto Soares, continua embrenhado nas obras da construção do quartel-sede da A.B.V.O.H."

 


Março 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9





pesquisar neste blog
 

OH+

IMPRENSA LOCAL




links