Oliveira do Hospital... no sopé da Serra da Estrela!
21
Mar 09
publicado por OHpositivo - Nuno Oliveira, às 00:00LINK DO POST | COMENTAR

A OHs.21 – Associação Cultural e Multimédia de Oliveira do Hospital e na continuação das comemorações do seu 10º aniversário, vai hoje, 21 de Março pelas 17 horas no Ritual Bar, assinalar o "Dia Mundial da Floresta" e "Dia Mundial da Árvore" com uma Exposição de Fotografia de Fernando Almeida intitulada “Socorroquemorro”. A mesma estará patente até ao próximo dia 4 de Abril.

É seu parceiro neste evento a CAULE (Associação Florestal da Beira Serra) e seu colaborador o Grupo de Área de Projecto do 12º A da Escola Secundária de Oliveira do Hospital.

Fernando Almeida Nunes é fotógrafo profissional, com ligações a Oliveira do Hospital (residiu várias anos em Lagares da Beira), e apaixonado pelas paisagens da região da Beira Serra, que fotografa desde os anos 70 do século passado.

 “Socorroquemorro”, é uma série de imagens, criada pelo fotógrafo, que alude à degradação do nosso património florestal, vítima da doença do nemátodo da madeira do pinheiro. São imagens de rara beleza e com grande impacto gráfico, que nos transmite o sofrimento do pinheiro bravo e a sua inevitável perda. “Socoquemorro” serve como chamada de atenção, através de uma visão artística, para este flagelo florestal. É um património natural que está condenado a desaparecer.

Para além da inauguração da exposição de fotografia “Socorroquemorro”, haverá também a apresentação do trabalho, “A Problemática do Nemátodo da Madeira do Pinheiro”, pelo Grupo de Área de Projecto do 12º A da Escola Secundária de Oliveira do Hospital, uma sessão de esclarecimento sobre a temática com membros da CAULE, e instalação sonora permanente com base em gravações de campo realizadas em áreas florestais onde esta problemática é evidente.

 


Março 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9





pesquisar neste blog
 

OH+

IMPRENSA LOCAL




links